Açoriano Oriental
Centro do furacão Ophelia a 1165 km a sudoeste dos Açores

O centro do furacão Ophelia (categoria 1 na escala de Saffir-Simpson), estava localizado às 9 horas de hoje (hora dos Açores) a cerca de 1165 km a sudoeste do arquipélago dos Açores, verificando-se um aumento da intensidade do vento nas últimas 12 horas, com vento médio estimado de 140 km/h e rajadas da ordem dos 170 km/h, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Centro do furacão Ophelia a 1165 km a sudoeste dos Açores

Autor: AO Online


O ciclone Ophelia está já a deslocar-se para nordeste a 06 km/h podendo ainda intensificar-se um pouco mais nas próximas horas. Prevê-se que nas próximas 48 horas mantenha esta direção de trajetória, começando a aproximar-se do arquipélago dos Açores, sendo esperado que às 18 horas de hoje se encontre localizado a 1140 km a sudoeste da região, acrescenta o comunicado do IPMA.

Para sábado e pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, não se prevê que as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) sofram influência deste ciclone tropical. Para as ilhas do Grupo Central existe uma baixa probabilidade, entre 5 e 10%, de as ilhas sofreram influência deste ciclone.

Relativamente às ilhas do Grupo Oriental a probabilidade do ciclone influenciar o estado do tempo (com vento médio igual ou superior a 65 km/h), a partir de sábado, varia em São Miguel entre 30 a 40 % e em Santa Maria varia de 50 a 60 %.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados