Açoriano Oriental
Furacão Gordon só deverá enfraquecer muito próximo de Santa Maria
O Instituto de Meteorologia (IM) mantém o Aviso de Furacão para os Açores. O Gordon intesificou-se durante as últimas horas - está já a cerca de 500 quilómetros dos Açores - e passou a furacão de categoria II, a segunda menor numa escala de cinco. Neste momento prevê-se que só pelas 6h00 de segunda-feira enfraqueça para a categoria I, quando se encontrar já muito próximo da ilha de Santa Maria.
Furacão Gordon só deverá enfraquecer muito próximo de Santa Maria

Autor: Rui Jorge Cabral


 

As previsões são, por isso, mais pessimistas para Santa Maria. Para a ilha de São Miguel, o IM prevê ventos médios entre 70 e 90 km/h com rajadas até 115 km/h.

Mas para Santa Maria estão previstos ventos médios até 130 km/h com rajadas até 160 km/h.

Está prevista ainda para a zona do Grupo Oriental precipitação muito forte, trovoada e agitação marítima muito forte com ondas entre 14 e 16 metros.

Recorde-se que durante a tarde de ontem o Governo Regional decretou o alerta máximo para São Miguel e Santa Maria e um alerta moderado para o Grupo Central.

Para São Miguel, todo o dispositivo da Proteção Civil está ativado, com 320 bombeiros de alerta, a que se juntam 374 trabalhadores de vários serviços governamentais.

Cerca de 60 máquinas, do Governo e de empresas privadas, vão ser também deslocadas para áreas de maior perigo, para acudir no imediato a eventuais estragos provocados pela passagem do furacão Gordon pelos Açores.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados