Açoriano Oriental
Habitações sinalizadas como críticas estão a ser avaliadas em Santa Maria
As condições de habitabilidade de algumas habitações de Santa Maria "sinalizadas como críticas" estão a ser avaliadas para proceder a eventuais realojamentos temporários durante a passagem do furacão Gordon por esta ilha dos Açores.

Autor: Lusa / AO online

 

"Estamos a contactar várias pessoas para averiguar as condições de meia dúzia de habitações em Santa Maria, sinalizadas como críticas", revelou Paulo Meneses, coordenador das operações dos serviços oficiais em Santa Maria durante a passagem do furacão, acrescentando que, só depois desta avaliação, "se irá aferir da necessidade ou não de efetuar realojamentos temporários".

O furacão Gordon, que se formou no sábado, deverá aproximar-se das ilhas de S. Miguel e Santa Maria na madrugada de segunda-feira, provocando ventos muito fortes, chuva intensa, trovoadas e grande agitação marítima.

Paulo Meneses, que é director regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, esteve hoje de manhã reunido com responsáveis de várias secretarias regionais, presidente da Câmara de Vila do Porto, Polícia Marítima, PSP e Associação de Pescadores.

O coordenador das operações revelou à Lusa que mais de 20 equipamentos vão ser colocados em zonas estratégicas da ilha, com especial incidência na Maia e em S. Lourenço, salientando ainda que a PSP vai realizar uma ronda para que sejam removidas da via pública viaturas e outros bens.

"A segurança das pessoas é a nossa principal preocupação", assegurou Paulo Meneses, alegando desconhecer "para já" se o único aeroporto da ilha vai permanecer ou não em funcionamento nas próximas horas.

Paulo Meneses referiu ainda que "o ambiente que se vive em Santa Maria é de tranquilidade", salientando que vai acompanhar "a par e passo" a passagem do furacão Gordon a partir do quartel de bombeiros de Vila do Porto, onde está instalado o centro das operações.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados