Fogo que lavra em Vilarinho das Furnas não atingiu Parque Nacional


 

Lusa / AO online   Nacional   8 de Ago de 2010, 13:13

O incêndio que lavra numa zona de matos em Vilarinho das Furnas, Terras de Bouro, ainda não atingiu o Parque Nacional da Peneda-Gerês, garantiu, hoje, à Lusa, o seu director.

Lagido Domingues adiantou que o fogo apenas consumiu “pequenos pedaços de mata à volta do Parque”, na margem direita da barragem de Vilarinho das Furnas, na chamada Serra Amarela.

“Foram pedidos meios aéreos para tentar evitar que as chamas saltem para dentro do Parque”, salientou, frisando que está em causa a zona protegida da Mata da Albergaria, na chamada Bouça da Mó, que fica na outra margem da albufeira do rio Homem, um afluente do Cávado.

A Mata da Albergaria, situada no coração do Parque Nacional – o único do país - tem árvores, nomeadamente carvalhos, com alguns séculos de vida, sendo considerada reserva da bioesfera.

O responsável do Parque garante, também, que os incêndios que lavraram, nos últimos dias, em zonas limítrofes do Parque, casos de Britelo, Arcos de Valdevez, e do Lindoso – junto à barragem do rio Lima – não queimaram zonas importantes, tendo ardido essencialmente mato.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.