'Cachalote 10'

Exercício militar testa resposta em caso de sismo

Exercício militar testa resposta em caso de sismo

 

Lusa / AO online   Regional   21 de Mai de 2010, 12:05

Um sismo que provoca danos materiais consideráveis e muitos desalojados na Terceira e S. Miguel é o cenário do exercício militar ‘Cachalote 10’, que vai decorrer na terça e na quarta-feira nestas duas ilhas dos Açores.
Este exercício, que envolverá cerca de 300 militares, pretende treinar a estrutura de comando da Zona Militar dos Açores e as equipas especializadas na resposta aos pedidos de apoio do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros.

Nesse sentido, o ‘Cachalote 10’ terá como cenário um sismo com epicentro a noroeste do Banco D. João de Castro, seguido por uma réplica a nordeste daquela área, afectando gravemente a zona este da ilha Terceira e a zona noroeste da ilha de S. Miguel.

Neste cenário, os efectivos militares terão que enfrentar uma situação em que existem danos materiais consideráveis e um número elevado de desalojados.

Na Terceira, o exercício decorrerá na região dos Cinco Picos, enquanto em S. Miguel terá lugar na Carreira de Tiro da Fajã de Cima, em Ponta Delgada, onde será montado um Ponto de Reunião e Irradiação de Desalojados, dotado com serviços essenciais de apoio.

O ‘Cachalote 10’ insere-se também na preparação do Exército para o exercício conjunto ‘Açor 102’, no âmbito da protecção civil, que terá lugar durante o segundo semestre deste ano.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.