Açoriano Oriental
Ex-chanceler alemão Helmut Kohl morreu
O ex-chanceler alemão Helmut Kohl, o "pai" da reunificação alemã, morreu hoje aos 87 anos, indicou o diário Bild, cuja direção estava muito próxima desta figura da história da Alemanha contemporânea.
Ex-chanceler alemão Helmut Kohl morreu

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

 

Kohl “faleceu esta manhã na sua casa de Ludwigshafen”, sudoeste do país, revelou o jornal. A informação foi de seguida confirmada pela União Cristã-Democrata (CDU), o partido do chanceler que governou a Alemanha entre 1982 e 1998.

Helmut Kohl foi o dirigente político germânico que mais tempo governou a República Federal, com quatro legislaturas, e foi o artífice da reunificação alemã, após a queda do Muro de Berlim em 1989.

“Estamos de luto, descanse em paz”, referiu a CDU na rede social de mensagens curtas Twitter, ao confirmar a morte do político.

A União Social-Cristã (CSU), o partido bávaro associado à CSU de Angela Merkel, também emitiu uma mensagem no Twitter: “Estamos de luto pelo ex-chanceler Helmut Kohl. Kohl era um grande estadista, os seus resultados para o nosso país são incalculáveis”.

O ex-chanceler estava afastado da vida pública desde 2008 e remetido a uma cadeira de rodas, após a queda numas escadas que lhe provocou um traumatismo cranioencefálico.

Kohl emergiu na política nacional alemã em 1976, quando se tornou no chefe da oposição e conquistou a chancelaria em 1982, após garantir a aprovação de uma moção de censura contra o então chefe do executivo, o social-democrata Helmut Schmidt.

Um ano depois foi confirmado pelas urnas no posto de chanceler, e manteve-se no cargo até 1998, quando foi derrotado pelo social-democrata Gerhard Schröder, que pela primeira vez se aliou aos Verdes para recuperar o governo da Alemanha.

O antigo Presidente dos EUA, Bill Clinton, descreveu numa ocasião Kohl como “o mais importante estadista europeu desde a II Guerra Mundial”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados