Açoriano Oriental
Cooperativa da ilha do Pico diz que acordo para recuperação financeira se mantém
A direção da cooperativa da ilha do Pico assegurou hoje que se mantém o acordo que visa a sua recuperação financeira e que tem o apoio da maioria dos credores, apesar da declaração de insolvência por parte do tribunal.
Cooperativa da ilha do Pico diz que acordo para recuperação financeira se mantém

Autor: Lusa/AO Online

"O acordo apresentado publicamente entre as diversas partes nas últimas semanas mantém-se", assegura a direção da LactoPico, num comunicado divulgado hoje.

A direção da cooperativa de lacticínios acrescenta que, "como já foi noticiado, será apresentado um plano de recuperação da LactoPico, seguindo-se os trâmites legais previstos nesta fase do processo", e que "existe neste momento acordo entre os maiores credores relativamente ao plano de recuperação proposto".

"Reafirmamos a nossa satisfação pelo acordo alcançado e agradecemos publicamente o esforço e cooperação das entidades envolvidas neste acordo, cujo objetivo maior se centra na recuperação da LactoPico e, consequentemente, dos seus produtores", refere a mesma nota.

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou a 20 de junho um acordo que permite que a LactAçores (União das Cooperativas de Laticínios dos Açores UCRL) assuma a gestão industrial e comercial da LactoPico, em conjunto com a atual direção. Por outro lado, o passivo da cooperativa vai ser renegociado com a banca.

No mesmo dia, e segundo foi revelado publicamente na quinta-feira, o tribunal de São Roque do Pico proferiu uma sentença de declaração de insolvência da cooperativa de lacticínios.

Apesar da declaração de insolvência, o tribunal indica, no entanto, que os administradores da LactoPico (Jorge Pereira, José António Vieira, João Herberto Bettencourt, Manuel Dutra e Fábio Gonçalves) estão convocados para uma assembleia de credores, a realizar a 07 de agosto.

O tribunal adianta ainda que pode ser aprovado um plano de insolvência com vista ao pagamento dos créditos e à liquidação da massa e sua repartição pelos titulares daqueles créditos e pelo devedor. Os credores poderão também considerar viável a cooperativa.

No comunicado hoje divulgado, a LactoPico "aproveita a oportunidade para informar que está previsto novo processamento de pagamento do leite" ao longo do dia de hoje, "sendo previsível que no início da próxima semana os produtores o recebam".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados