Açoriano Oriental
Ciclone passa a furacão e atinge grupo central dos Açores na sexta-feira
O ciclone "Alex" vai passar a furacão e atingir o grupo central dos Açores na sexta-feira, disse hoje à agência Lusa Carlos Ramalho, meteorologista da delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Ciclone passa a furacão e atinge grupo central dos Açores na sexta-feira

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado entretanto colocado na página da rede social Facebook, a delegação dos Açores do IPMA informa que “a tempestade tropical ‘Alex’ intensificou-se”, neste momento é “um furacão de categoria 1”.

O mesmo comunicado adianta que se prevê um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, em especial nas ilhas do grupo central (São Jorge, Graciosa, Terceira, Faial e Pico).

O IPMA atualizou, entretanto, o aviso vermelho para os Açores, prevendo que as rajadas de vento possam atingir 160 quilómetros/hora e o mar tenha ondas até 14 metros no grupo central do arquipélago.

Segundo o IPMA, para as cinco ilhas deste grupo o aviso vermelho para chuva vigora entre as 02:00 e as 14:00 de sexta-feira (mais uma hora em Lisboa), enquanto o mesmo aviso para o mar mantém-se entre as 05:00 e as 15:00.

O mesmo aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, mas para o vento está em vigor entre as 05:00 e as 14:00 de sexta-feira no mesmo grupo.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) foi também emitido um aviso vermelho para chuva entre as 02:00 e as 14:00 de sexta-feira e para vento, esperando-se nestas ilhas rajadas até 130 quilómetros/hora entre as 05:00 e as 13:00.

O Governo Regional dos Açores recomendou o encerramento de todos os jardins-de-infância e creches das ilhas dos grupos central e oriental na sexta-feira devido ao agravamento do estado do tempo.

O executivo determinou ainda a não realização neste dia de atividades com alunos nas escolas dos diferentes ciclos nestes dois grupos.

"A decisão abrange os estabelecimentos públicos de ensino de sete das nove ilhas e estende-se por todo o dia de sexta-feira", informa o comunicado da Secretaria Regional da Educação e Cultura.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores já emitiu um alerta e recomendou a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, bem como a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

A Proteção Civil açoriana aconselha, também, a manter limpos os sistemas de drenagem e a consolidar telhados, portas e janelas, devendo a população ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, não devendo praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados