Açoriano Oriental
Bombeiros dos Açores recebem novos equipamentos de desencarceramento

Os corpos de bombeiros dos Açores receberam do Governo Regional novos equipamentos de desencarceramento e as equipas do Serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV) equipamentos de proteção individual, anunciou o executivo.

Bombeiros dos Açores recebem novos equipamentos de desencarceramento

Autor: Lusa/AO Online

Segundo a nota divulgada, o secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, que tutela a Proteção Civil, entregou também, em Angra do Heroísmo (ilha Terceira), calçado especializado a todos os tripulantes das viaturas SIV, para lhes conferir “mais proteção e conforto no desempenho das suas missões”.

O responsável pela Proteção Civil esteve no Centro de Formação da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores na abertura de mais um curso de tripulante de ambulância de socorro (TAS).

Cada um dos 17 conjuntos de desencarceramento atribuídos é constituído “por uma chave de impacto a bateria e respetivos acessórios, uma caixa de bites, uma serra de sabre compacta a bateria e respetivos acessórios e um alicate corta cabos de 600 milímetros”, segundo a nota de imprensa do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

De acordo com Alonso Miguel, as novas ferramentas “vêm reforçar o equipamento já existente e permitirão pôr em prática as mais recentes técnicas e metodologias na área, possibilitando aos bombeiros atuar e socorrer de forma mais rápida, nomeadamente em acidentes rodoviários com vítimas encarceradas”.

O secretário regional reiterou, por outro lado, que a região receberá o Campeonato Mundial da Trauma e Desencarceramento, de 05 a 09 de novembro, na ilha Terceira.

Para Alonso Miguel, o evento “vai colocar os Açores no centro do universo do trauma e do desencarceramento e será, uma vez mais, um momento de reafirmação da competência, capacidade e demonstração de que a região está na vanguarda desta vertente do socorro”.

O governante destacou a importância de se continuar “a apostar na formação e na qualificação dos operacionais na área do pré-hospitalar”.

O Governo Regional, sublinhou, “reconhece a importância dos bombeiros”, destacando que “o contínuo trabalho, investimento e apoio a este setor são reflexo do compromisso inabalável com a valorização, segurança e bem-estar” do setor.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados