Açoriano Oriental
BE/Açores propõe aumento de 30% do complemento regional às pensões
O BE/Açores propôs esta quarta-feira um aumento em 30,3% do complemento dado às pensões na região, no âmbito do debate do orçamento do arquipélago para 2013, que decorre esta semana na assembleia legislativa regional.
BE/Açores propõe aumento de 30% do complemento regional às pensões

Autor: Lusa/AO online

Esta proposta do Bloco de Esquerda junta-se a outra do PSD/Açores, que quer um aumento de 10% do mesmo complemento de pensão, sendo que o Governo Regional propôs uma subida de 3%.

Entre as outras propostas do BE/Açores, está um aumento de 5% para 6,89% do acréscimo ao salário mínimo nacional.

O BE/Açores propõe ainda que o Governo Regional garanta "o pagamento a todos os trabalhadores da administração pública regional e do setor empresarial regional do montante remuneratório equivalente ao subsídio ainda excluído no Orçamento do Estado para 2013".

Por outro lado, propõe que os trabalhadores da administração e do setor empresarial regional que ganhem entre 1.500 e 2.000 euros sejam também compensados pelos cortes salariais aplicados a nível nacional.

O BE/Açores entregou ainda uma proposta que obriga o Governo Regional a renegociar "todos os contratos de parcerias público-privadas" com o objetivo de "introdução de uma cláusula de segurança de modo a garantir que os juros resultantes destes contratos não ultrapassem os juros da dívida pública".

Entre as outras propostas do Bloco de Esquerda está a integração de professores contratados nos quadros das escolas ou evitar a alienação de empresas ou participações públicas em empresas "de setores considerados estratégicos para a região autónoma dos Açores e de primeira necessidade para as populações".

O partido sugere ainda a criação de uma linha de crédito bonificado de 50 milhões de euros com dois anos de carência para a reabilitação de imóveis de particulares.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados