Açoriano Oriental
SATA Rallye Açores
Milhares ao rubro com espectáculo da Super Especial Grupo Marques

O SATA Rallye Açores 2008 começou da melhor maneira possível, com a realização da Super Especial Grupo Marques, um circuito espectáculo - ao estilo WRC - que levou à pedreira do Grupo Marques milhares de amantes e adeptos do automobilismo

Carregando o video...

Autor: Arthur Melo

A romaria para se assistir ao vivo a um espectáculo inédito foi tão grande que naquela zona a estrada que liga as cidades de Ponta Delgada e Ribeira Grande (nos dois sentidos) ficou praticamente estrangulada devido ao estacionamento anárquico dos espectadores, facto este que obrigou a que o rali sofresse um atraso de 13 minutos.
Durante cerca de duas horas os concorrentes, dois em simultâneo, percorreram o traçado com 1,70 km de extensão, proporcionando um grande espectáculo a milhares de pessoas que vibraram com as passagens de todos os pilotos, fossem eles os mais rápidos, fossem os mais lentos.

Aplausos, muitos “bruás”, alguns assobios, mas uma enorme festa foi feita do cimo da cratera onde foi construído o circuito, com a maioria dos concorrentes a corresponder às expectativas dos espectadores, com alguns a pensar somente no espectáculo, outros em poupar as viaturas - porque o rali, a sério, só hoje tem início - enquanto que uns poucos, os mais azarados, não deixaram também de merecer os respectivos aplausos.

A zona da ponte e do respectivo túnel pôs ao rubro todos os que ali naquela zona escolheram para seguir as incidências da prova, e dos 48 concorrentes os mais aplaudidos foram o espanhol Albert Llovera, a série que colocou, lado a lado, Ricardo Moura e Horácio Franco, bem como a prestação, ao ritmo de passeio domingueiro, da única equipa feminina, Raquel Rodrigues - Ana Silva, em Skoda Fabia Tdi RS.

No final a satisfação era generalizada, tanto da parte do público como dos pilotos, que adoraram a experiência da realização de uma especial espectáculo deste género onde a ausência do pó - depois de intenso trabalho de rega do piso - também contribuiu para o grande espectáculo que se assistiu.

António Andrade, Director de Prova, lançou um repto aos espectadores para que amanhã, altura em que se repete a Super Especial como troço de encerramento do SATA Rallye Açores, para que sejam utilizados os parques de estacionamento no interior dos terrenos do Grupo Marques, evitando estacionar na estrada.

 


Xavi Pons o mais rápido

O piloto que em 2007 disputou o WRC integrado na equipa oficial da Subaru, Xavi Pons, foi o mais rápido, percorrendo o traçado em 01m41s3, tendo Fernando Peres ficado a uma décima de segundo do espanhol.

O jovem das Canárias Yeray Lemes foi terceiro, enquanto que no quarto lugar, e como melhor açoriano, ficou Ricardo Moura, a quatro décimas de Pons.

Dois concorrentes não alinharam à partida, na circunstância, Rui Torres (Mitsubishi Lancer EVO IX) e Ricardo Pereira (Skoda Fabia Rdi RS), enquanto que José Câmara apenas cumpriu cinco metros do troço, devido a problemas de caixa.

 


Classificação

1º Xavi Pons, 01m41,3;

2º Fernando Peres, a 00s1

3º Yeray Lemes, a 00s2;

4º Ricardo Moura, a 00s4;

5º Bruno Magalhães, a 00s9;

6º José Pedro Fontes, a 00s9;

7º Vítor Pascoal, a 01s2;

8º Bernardo Sousa, a 01s2;

9º Joan (Nani) Roma, a 02s1;

10º Horácio Franco, a 02s2;

11º Enrique Garcia Ojeda, a 02s4;

12º Alexander Villanueva, a 03s9;

13º Nuno Barroso Pereira, a 04s6;

14º Adruzilo Lopes, a 05s0;

15º Vítor Lopes, a 05s0;

16º Rui Lousado, a 06s5;

17º Luís Rego, a 06s8;

18º Rui Moniz, a 07s9;

19º Ricardo Carmo, a 08s2;

20º Marco Martins, a 09s2;

21º Albet Llovera, a 09s9;

22º Francisco Barros Leite, a 10s1;

23º Pedro Font, a 10s3;

24º Carlos Costa, a 12s5;

25º Paulo Rego, 12s9;

26º João Félix, a 13s5.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados