Açoriano Oriental
Euro 2008
Alemanha é primeiro grande teste de Portugal no "mata-mata"
Portugal entra quinta-feira em Basileia na rota do "mata-mata", o primeiro jogo a eliminar no Euro2008 de futebol, quando encontrar a partir das 18:45 a poderosa Alemanha.
Alemanha é primeiro grande teste de Portugal no "mata-mata"

Autor: Lusa/AO online
Com o ciclo de Luiz Felipe Scolari a chegar ao fim - o treinador brasileiro já foi anunciado como técnico do Chelsea -, Portugal faz as contas finais deste reinado, só mais um jogo ou mais três e a possibilidade de ter um título europeu.

    Pelo caminho os portugueses têm primeiro a poderosa Alemanha, rainha da história dos Europeus, com três títulos europeus (1972, 1980 e 1996) e outros tantos mundiais (1954, 1974 e 1990) e mais seis presenças em finais.

    Os últimos anos têm mostrado resultados e consistência da selecção das “quinas”, que com Luiz Felipe Scolari chegou à final do Euro2004 em Lisboa (derrota com a Grécia) e foi quarta classificada no Mundial de 2006, na Alemanha.

    Antes disso, a designada "geração de ouro" (de Baía, Figo, Rui Costa, Jorge Costa ou João Pinto) já tinha sido semi-finalista no Euro2000, co-organizado por Holanda e Bélgica, e com presença nos quartos-de-final do Euro96 de Inglaterra.

    Já neste Europeu a equipa começou com triunfos sobre Turquia (2-0) e República Checa (3-1), e por isso pôde fazer descansar os seus principais jogadores no último jogo do grupo A, onde viria a perder com a Suíça (2-0).

    A garantia de uma vitória no grupo A iria teoricamente afastar a poderosa Alemanha do caminho dos portugueses, mas o deslize dos germânicos - que permitiram a vitória da Croácia no grupo B - colocou-os no caminho do conjunto português, cujos titulares foram praticamente todos poupados no último encontro do Grupo A, que servia apenas para cumprir calendário.

    Assim, Portugal enfrenta quinta-feira o seu primeiro grande teste, frente a uma Alemanha que também persegue o título europeu, mas que se desfaz em elogios à capacidade da equipa das "quinas", cuja maior referência é Cristiano Ronaldo e que apresenta Deco ao seu melhor nível.

    Com menos tempo de descanso, com o seleccionador Joachim Löw castigado, por ter sido expulso no último jogo, e com jogadores influentes em dúvida - Torsten Frings treinou hoje, mas tem uma costela partida, e Lukas Podolski recupera de uma lesão muscular -, os alemães tentam "atirar" a pressão para cima de Portugal.

    Depois dos elogios de Franz Beckenbauer ou do director desportivo Oliver Bierhoff, foi a vez de o médio Bastian Schweisteinger considerar Portugal a melhor equipa do Europeu e dizer que só uma Alemanha forte pode seguir em frente.

    Certo é que o jogo será de "tudo ou nada" para as duas equipas, com Portugal a desejar que o Euro2008 não termine já e possa vir a ser a despedida ideal de Scolari, e a Alemanha a tentar argumentar com o peso de ser a "rainha" da competição.

    Este primeiro jogo dos quartos-de-final do Euro2008 está agendado para quinta-feira, no St. Jakobs Park, em Basileia, a partir das 18:45 locais , sob a arbitragem do sueco Peter Frojdfelt.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados