Conjuntura

Zona euro contrai 4% no terceiro trimestre e Portugal 2,5%


 

Lusa / AO online   Economia   8 de Jan de 2010, 10:06

A economia da zona euro contraiu 4 por cento até ao terceiro trimestre do ano, no acumulado anual, face a igual período de 2008, uma ligeira melhoria, ao contrário do Produto Interno Bruto (PIB) português, revisto em baixa para -2,5 por cento.
De acordo com as estimativas do Eurostat, as segundas relativas aos números do terceiro trimestre, as previsões para economia da zona euro no acumulado anual foram melhoradas em 0,1 pontos percentuais, enquanto que as da União Europeia se mantiveram, apontando para um contracção de 4,3 por cento do produto.

Na variação por trimestre, a economia da zona euro terá crescido 0,4 por cento entre Julho e Setembro, em comparação com período homólogo, enquanto que na União Europeia o produto terá crescido 0,3 por cento. Ambos os valores mantiveram-se inalterados face à primeira estimativa do Eurostat.

Os números relativos a Portugal também foram revistos, apontando agora para uma crescimento de 0,7 por cento no terceiro trimestre (face a igual período de 2008), piorando a estimativa de 0,9 por cento apontada anteriormente, tal como o INE já havia revelado.

A estimativa para a variação acumulada anual (12 meses a acabar no terceiro trimestre do ano) também foi piorada de -2,4 para -2,5 por cento.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.