Açoriano Oriental
Vaticano nomeia bispos auxiliares para Lisboa e Braga
O papa Francisco nomeou esta quinta-feira o padre José Traquina como bispo auxiliar de Lisboa e o cónego Francisco Senra Coelho, como bispo auxiliar de Braga, noticiou a agência Ecclesia, citando uma nota da Nunciatura Apostólica em Portugal.
Vaticano nomeia bispos auxiliares para Lisboa e Braga

Autor: Lusa/AO Online

 

José Augusto Traquina Maria nasceu a 21 de janeiro de 1954 em Évora de Alcobaça, e foi ordenado padre a 30 de junho de 1985. Atualmente é padre na paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica.

Mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, o futuro bispo auxiliar de Lisboa esteve vários anos ligado à preparação de candidatos ao sacerdócio, tendo feito parte da equipa formadora do Seminário de Almada e do Pré-Seminário de Lisboa, segundo a Ecclesia.

O novo bispo foi ainda responsável máximo da vigararia Cadaval-Bombarral e integrou o secretariado de ação pastoral do Patriarcado de Lisboa.

Em 2003, foi nomeado assistente do núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas e mais tarde Cónego da Sé Patriarcal de Lisboa.

José Augusto Traquina ocupou ainda os cargo de diretor espiritual do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais e de coordenação do Conselho Presbiterial de Lisboa.

O patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, tem já como bispos auxiliares Nuno Brás e Joaquim Mendes, aos quais se junta José Augusto Traquina, que toma posse a 01 de junho na Sé de Lisboa.

O patriarcado de Lisboa, que corresponde à área do distrito da capital, abrange mais de 2,3 milhões de pessoas (1,9 milhões de católicos) e cerca de 300 paróquias.

Em declarações à Rádio Renascença, José Traquina mostrou-se surpreendido com a nomeação do Vaticano.

“Recebi a notícia com surpresa pela manifestação de confiança que o Papa me dá ao chamar-me para a ordem dos bispos. Acolho-a com humildade, espírito de serviço”, disse José Traquina.

José Traquina considerou ainda que são precisos "mais sacerdotes e consagrados" e "mais e bons servidores de Deus" para a diocese de Lisboa.

O cónego Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho nasceu a 12 de março de 1961 em Maputo, Moçambique, mas é originário de Adães, concelho de Barcelos, que pertence à arquidiocese de Braga.

Atualmente é cónego na arquidiocese de Évora e pároco de Nossa Senhora de Fátima e de São Manços em Évora e de Nossa Senhora da Consolação em Arraiolos, além de ser o vigário da Vigaria de Évora e o moderador da Zona Pastoral Centro/sul da Arquidiocese de Évora.

O novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga frequentou o Liceu Nacional de Barcelos e o Liceu Sá de Miranda em Braga enquanto estava no seminário daquela cidade.

Em 1980 ingressou no seminário maior de Évora onde concluiu o curso superior de Teologia, sendo posteriormente ordenado a 29 de junho de 1986 pelo Arcebispo de Évora, Maurílio de Gouveia.

É também assistente religioso dos estúdios da Rádio Renascença e da Rádio Sim em Évora.

Francisco José Senra Coelho é doutorado em História pela Universidade Internacional de Phoenix, Estados Unidos, tendo como tema da sua tese a vida do Arcebispo de Évora, Augusto Eduardo Nunes, no contexto da Primeira República em Portugal.

Atualmente leciona a disciplina de História da Igreja no Instituto Superior de Teologia de Évora e é membro da sociedade científica da Universidade Católica Portuguesa e do Conselho Científico do Centro de Estudos de História Religiosa da mesma universidade.

Segundo o comunicado da Nunciatura Apostólica em Portugal, o papa atribuiu ao padre José Traquina o título de bispo de Lugura e ao conégo Francisco Senra de Faria Coelho o de bispo de Plestia.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados