União Sportiva revalida o título da Liga feminina de basquetebol

Basquetebol /
uniao sportiva - quinta lombos liga feminina fase final 2016

3817 visualizações   

A União Sportiva revalidou hoje o título da Liga feminina de basquetebol, ao bater o GDESSA Barreiro por 70-43, no derradeiro duelo da
 

A equipa açoriana somou assim o seu segundo cetro consecutivo, após também ter vencido a fase regular, a Taça de Portugal e a Supertaça.

Para fazerem o pleno esta temporada, as jogadoras da União Sportiva só falharam a conquista da Taça Federação, que foi parar à galeria de troféus do GDESSA.

O sucesso do conjunto da ilha de São Miguel começou a desenhar-se muito cedo. Com um parcial de 19-5 logo no primeiro período, as jogadoras do União Sportiva ganharam uma grande confiança e provocaram grandes dificuldades às jovens atletas da equipa do Barreiro, completamente desastradas nas ações ofensivas.

Na segunda parte, as bicampeãs nacionais baixaram o ritmo de jogo e a agressividade defensiva, permitindo que o GDESSA conseguisse ‘respirar' um pouco mais no ataque.

As estatísticas evidenciam bem a ineficácia ofensiva do conjunto do Barreiro, que marcou apenas 43 pontos e com uma percentagem global de lançamentos de somente 18 por cento (14/77).

As bases Milita Ivanovic (17 pontos e sete ressaltos) e Felicité Mendes (17 pontos, oito ressaltos e três assistências) foram as basquetebolistas mais valiosas da União Sportiva, enquanto no GDESSA só Márcia Costa esteve perto do seu real valor, ao amealhar 15 pontos e seis ressaltos.

No primeiro embate da terceira jornada da ‘final four', o CAB Madeira derrotou a Quinta dos Lombos por 70-68, acabando de vez com o sonho da formação de Carcavelos em festejar o título nacional.