Açoriano Oriental
Terminadas buscas por tripulante indonésio ao largo da ilha de São Miguel

O homem natural da Indonésia que caiu ao mar na passada sexta-feira, dia 22, era tripulante da embarcação portuguesa ‘Garcia Miguel’

Terminadas buscas por tripulante indonésio ao largo da ilha de São Miguel

Autor: Rafael Dutra

A Marinha Portuguesa terminou no domingo as buscas pelo tripulante de nacionalidade indonésia ao largo da ilha de São Miguel que caiu ao mar na passada sexta-feira.

De acordo com comunicado, a Marinha Portuguesa indica que através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), conduziu uma ação de busca e salvamento de um tripulante nacionalidade indonésia da embarcação de pesca ‘Garcia Miguel’, que caiu ao mar enquanto decorria a faina de pesca, a cerca de 345 milhas, o equivalente a 639 quilómetros a nordeste da ilha de São Miguel.

A corveta António Enes, empenhada pela Marinha Portuguesa, iniciou esta ação de busca e salvamento pelas 13h18 de sexta-feira.

Durante 41 horas, mesmo  com “condições meteorológicas adversas que se faziam sentir no local”, a embarcação deslocou-se para a área de operações, tendo o navio  realizado “buscas na área em complemento do esforço de busca efetuado por outros navios mercantes, sob coordenação do MRCC Delgada”, indicou a Marinha em comunicado.

A corveta António Enes permaneceu no local em ações de busca por mais 14 horas do que o limite de sobrevivência da vida humana no mar, em função da temperatura da água do mar no local e condições ambientais verificada.

As buscas pelo náufrago foram dadas por terminadas às 13h00 de domingo, quando foi considerado como “totalmente impossível” encontrar o tripulante sinistrado com vida.

Não obstante, a Marinha indica que manter-se-á em vigor o aviso à navegação que alerta todos os navios e embarcações que cruzam a área, para se manterem atentos e reportarem qualquer avistamento para o MRCC Delgada.

Além da Marinha Portuguesa estiveram envolvidos nas buscas as embarcações de pesca “Miguel Garcia” e “Estrela de Ancora”, os navios mercantes “NIGJING HAI”, “Monte Brasil”, “Euronike”, “OOCL GUANG ZHOU”, “Caribbean Loyalty”, “New Haven”, bem como os meios da  Marinha  e da Força Aérea em missão na Região Autónoma dos Açores, respetivamente, o NRP António Enes e uma aeronave C-295, da Força Aérea Portuguesa.

No total foram empenhadas dez unidades  e efetuadas buscas numa área de 1600 milhas náuticas quadradas, aproximadamente 5487 quilómetros quadrados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados