Açoriano Oriental
Socialistas europeus adoptam documento de Capoulas Santos sobre reforma da PAC
Os socialistas europeus adoptam esta quarta-feira, em Estrasburgo, o documento elaborado pelo eurodeputado português Capoulas Santos, que propõe uma reforma profunda da Política Agrícola Comum (PAC) e que constituirá a linha de orientação política do grupo nesta matéria.

Autor: Lusa / AO online
No ano em que a União Europeia começa a debater a reforma da PAC para o período pós-2013, coube ao antigo ministro da Agricultura português, enquanto coordenador para os assuntos agrícolas do Grupo Socialista Europeu (o segundo maior da assembleia, a seguir ao Partido Popular Europeu), elaborar as ideias que serão defendidas pelos socialistas no Parlamento Europeu.

Entre as propostas dos socialistas, destaca-se a definição de novos critérios para atribuição de ajudas, com Capoulas Santos a defender a eliminação do critério histórico na distribuição das ajudas aos agricultores, substituindo-o pelo cálculo por superfície tendo em conta os diferentes sistemas de produção agrícola.

Capoulas Santos defende que se rejeitem todas as formas de renacionalização da política agrícola comum e se alcance um modelo "mais justo, equitativo e simplificado para os agricultores europeus”.

"Não queremos levar a cabo nenhuma revolução mas recusamos qualquer reforma puramente cosmética", concluiu o deputado.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados