Açoriano Oriental
Seminário ensina a cuidar de idosos
O Centro Social e Paroquial de São José promove hoje, na Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada,um seminário sobre "como cuidar da pessoa idosa", que começa às 9h30.
Seminário ensina a cuidar de idosos

Autor: Luís Pedro Silva
“É a primeira vez que organizamos este evento e corresponde à necessidade de uma resposta que os profissionais que trabalham neste centro sentem ter falta”, segundo a responsável pela instituição, Vitória Furtado, em declarações ao Sítio da Igreja.
.
O seminário conta com vários oradores, como a professora Teresa Medeiros, os arquitetos Bárbara Morgado e Óscar Catarino, e a enfermeira Lúcia Leite Melo, abordará várias temáticas, da psicologia à arquitetura, passando pela ação social e cuidados de enfermagem, entre outros.
“Procurámos diversificar e ser o mais abrangentes possível, pois cuidar de um idoso pressupõe uma grande interdisciplinaridade e por isso também procuramos respostas múltiplas”, acrescentou Vitória Furtado.
“Há dois olhares que vão ser muito desafiadores que são as perspetivas da sexualidade na terceira idade e a arquitetura, não só do ponto de vista da mobilidade e das acessibilidades mas do gosto estético” refere a psicóloga que reconhece nos idosos “uma maturidade estética” que pode traduzir-se de várias formas que contribuam para a preservação do património e para a fruição do espírito.
“Precisamos cada vez mais de valorizar a pessoa idosa, ocupá-la mas de uma forma desafiadora porque esta população precisa ser cativada e gosta de facto de ser desafiada”, conclui Vitória Furtado.
O Centro Social e Paroquial de São José possui entre as suas valências um centro de convívio de idosos que acolhe cerca de 30 pessoas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados