Transportes aéreos

SATA anuncia entendimento com sindicato

SATA anuncia entendimento com sindicato

 

Lusa / AO online   Regional   11 de Ago de 2010, 15:46

A SATA/Air Açores garantiu esta quarta-feira estar “sanado” o conflito que esteve na base de uma greve de tripulantes de cabine que provocou, em Julho, uma redução dos voos entre as ilhas do arquipélago aos serviços mínimos.
“Embora não tenha sido alcançado um acordo global sobre a matéria [em causa], quer a SATA quer o Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil [SNPVAC] consideram que, neste momento e com os dados existentes, a situação do conflito laboral se encontra sanada”, assegura a transportadora aérea açoriana em comunicado.

Em declarações aos jornalistas depois da greve de Julho, o vice-presidente do SNPVAC, Henrique Martins, admitiu nova paralisação em Agosto na SATA/Air Açores, que garante em exclusivo os voos entre as ilhas açorianas e entre a Madeira e Porto Santo.

Segundo o comunicado distribuído pela companhia, após reuniões entre responsáveis da empresa e do sindicato, mediadas pelo secretário regional da Economia, foram resolvidas “algumas das questões que opunham o SNPVAC e a SATA/Air Açores, nomeadamente as relativas a casos concretos de mobilidade funcional”.

“As partes continuam a trabalhar na procura de uma solução global para a questão da globalidade funcional”, acrescenta.

A greve de Julho na SATA/Air Açores teve por objectivo obrigar a transportadora a aplicar o acordo de empresa em matérias respeitantes às regras aplicáveis à promoção de pessoal de cabine.

Segundo o SNPVAC, que apontou taxas de adesão à paralisação de 100 por cento, a companhia não estaria a cumprir o acordado, o que a empresa negou.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.