Acidente

São Gabriel encalhou por "inobservância de regras de segurança"

 São Gabriel encalhou por "inobservância de regras de segurança"

 

Lusa / AO online   Regional   12 de Fev de 2010, 15:23

A Capitania do Porto de Ponta Delgada atribuiu esta sexta-feira à “inobservância das regras de segurança em navegação nocturna junto à costa” o encalhe do cargueiro ‘S. Gabriel’, a 21 de Novembro na costa sul de S. Miguel, Açores.
"Foi praticada uma navegação exageradamente próxima da costa, sem o devido e responsável controlo da posição do navio e sem a constante avaliação dos perigos que o rodeavam e das condições meteorológicas existentes na altura”, refere um comunicado daquela capitania.

O navio ‘S. Gabriel saiu a 20 de Novembro do Porto da Horta, no Faial, com destino a Ponta Delgada, tendo passado a sul do molhe deste porto às 05:30 de 21 de Novembro e encalhado pouco depois na zona conhecida como Baixio do Ouro.

O acidente ocorreu entre a vila da Lagoa e a Ponta de Água de Pau, na costa sul de S. Miguel.

“A percepção tardia do perigo e a ausência de manobras apropriadas para corrigir a situação a que tinha chegado tiveram como consequência o encalhe do navio”, conclui a Capitania do Porto de Ponta Delgada.

Para a capitania, “a inobservância das regras de segurança em navegação nocturna junto à costa” culminou numa “situação de emergência tardiamente detectada”, perante a qual “não foram adoptados oportunamente os procedimentos mais correctos e expeditos para a sua resolução”.

No comunicado emitido esta tarde, a capitania salienta ainda que o sucesso da operação de desencalhe do navio, “sem qualquer poluição do meio marinho”, evitou que o acidente tivesse provocado impactos ambientais de “consequências nefastas e de dimensões imprevisíveis” para a ilha de S. Miguel.

O cargueiro ‘S. Gabriel’, depois de ter sido retirado do local onde encalhou e levado para o Porto de Ponta Delgada, foi rebocado para um estaleiro na Alemanha.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.