Açoriano Oriental
Santana defende segundo candidato presidencial da direita
O ex-primeiro ministro social democrata Pedro Santana Lopes defendeu hoje uma segunda candidatura na direita central (PSD), sublinhando que isso até poderia beneficiar Cavaco Silva.

Autor: Lusa/AO On line

“Acho que era útil haver uma candidatura no espaço liberal, mais conservador, social democrata, que tivesse outra maneira de ver o sistema de Governo, o sistema político”, afirmou Santana Lopes à agência Lusa à margem de uma tertúlia realizada na noite de quinta feira subordinada ao tema “O papel do Presidente da República no sistema político português”.

O ex-governante sublinhou que uma segunda candidatura social democrata “não prejudicava em nada o professor Cavaco Silva, até pelo contrário".

Santana Lopes considerou ainda que na primeira volta das eleições presidenciais deve candidatar-se quem entender, defendendo que “não deve haver condicionamentos na democracia para a liberdade de candidatura”.

Contudo, durante a tertúlia, Santana Lopes afirmou convictamente que “ainda que haja um segundo candidato à direita, Cavaco Silva ganhará, e na primeira volta”.

Sobre as candidaturas de Fernando Nobre e Manuel Alegre, Pedro Santana Lopes disse que o primeiro candidato “ainda não chegou a ser forte”.

Quanto a Manuel Alegre considerou que “há cinco anos tinha, sim, uma candidatura forte, mas que agora está enfraquecida”.

“Penso que desta vez, na minha apreciação, é que está com menos força política. Pode ser que ainda mude, mas não acho provável. Acho que aquela hesitação toda na relação com o Partido Socialista lhe fez perder força de afirmação”, sustentou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados