Açoriano Oriental
Executivo lança novo programa de prevenção de consumos com ações no contexto dos Festivais de Verão

O Secretário Regional da Saúde apresentou hoje, o programa de prevenção de consumos e comportamentos de risco “Projeto Giros” que inclui atividades nos principais festivais de verão.

Executivo lança novo programa de prevenção de consumos com ações no contexto dos Festivais de Verão

Autor: AO Online/Gacs


“Escolhemos os festivais de verão porque é onde há maior concentração de jovens e uma maior apetência para o consumo de álcool e também de outras substâncias. Pensamos que é fundamental agir aí para prevenir, mas também para ajudar a minimizar os danos e reduzir eventuais riscos. “considero

Rui Luís, que falava, em Angra do Heroísmo, na apresentação do projeto, referiu que se tem assistido, nas ultimas décadas, a uma alteração na dinâmica das atividades noturnas, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de substâncias.

 O “Projeto Giros”, é um programa que pretende desenvolver ações de sensibilização e educação de prevenção de consumos e comportamentos de risco, junto da comunidade, no âmbito do projeto de prevenção em comportamentos aditivos e dependências para o ano de 2018.

 É dirigido à população em geral, em diferentes contextos, que para além do escolar, comunitário, laboral e prisional, prevê ações em contexto recreativo.

O titular da pasta da saúde adiantou que “o projeto estará presente com uma unidade móvel nos grandes festivais de verão nos Açores para dar um apoio presencial a toda a ação dos jovens nesses festivais”.

Esta unidade móvel, acompanhada de uma equipa multidisciplinar, desenvolverá atividades inseridas no programa das Sanjoaninas. Seguem-se, a título de exemplo, a Semana Cultural das Velas, as Festas da Madalena, o Festival Monteverde, o Festival Ilha Branca, a Maré de Agosto e as Festas do Varadouro.

As atividades previstas contemplam contactos de proximidade e aconselhamento, disponibilização de apoio técnico, disponibilização de material informativo como, alcoolímetros e preservativos, e, a aplicação de questionários sobre consumos.

O “Projeto Giros”, resulta de um acordo de financiamento, estabelecido entre a Secretaria Regional da Saúde, através da Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, com a Casa do Povo de Santa Bárbara, no valor de 48 500 euros.

“É com projetos como este que podemos alterar os indicadores menos positivos, e cito a título de exemplo, os mais recentes dados, de 2016, mencionados no Inquérito da Defesa Nacional. 32% dos jovens com 18 anos admite situações de embriaguez severa recente” salientou Rui Luís.

Na sua globalidade o “Projeto Giros”, prevê realizar nos diferentes contextos um conjunto de 88 intervenções, ao longo de 157 dias, dirigidas a 13400 destinatários, e cujos resultados serão posteriormente avaliados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados