Infância

Recém-nascidos devem viajar semi-sentados desde o primeiro dia


 

Lusa/AO online   Nacional   17 de Set de 2010, 18:26

A Direcção Geral da Saúde (DGS) recomenda que os recém-nascidos transportados de carro viajem semi-sentados desde o primeiro dia e que as crianças até aos três ou quatro anos fiquem voltadas de costas para o sentido de trânsito.
Segundo uma actualização das regras de transporte de crianças em automóvel desde a alta da maternidade publicada no site da DGS, “o recém-nascido deve viajar semi-sentado desde o primeiro dia”, num sistema de retenção apropriado, salvo raras excepções

Assim, as alcofas só devem ser usadas para casos especiais, como o de recém-nascidos prematuros, segundo recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria.

Até aos três ou quatro anos, as crianças devem viajar voltadas de costas para o sentido de trânsito, sendo esta “a posição mais segura” devido à fragilidade do pescoço e ao peso da cabeça.

“Caso seja mesmo necessário, só a partir dos 18 meses será admissível que a criança viaje virada para a frente”, sublinha a recomendação.

Logo à saída da maternidade, o bebé deve viajar numa cadeirinha e voltado para trás, pois só assim a cabeça, pescoço e região dorsal estarão devidamente protegidos em caso de acidente

A autoridade de saúde lembra que os sistemas de retenção, designados por cadeirinhas, reduzem entre 90 a 95 por cento os casos de morte ou ferimentos graves em crianças.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.