Açoriano Oriental
PS repete oito cabeças de lista às regionais de outubro
O PS/Açores divulgou hoje os candidatos às eleições regionais de 16 de outubro, repetindo os cabeças de lista do sufrágio de 2012 em oito das nove ilhas do arquipélago, mas apresentando uma taxa de renovação de quase 70%.
PS repete oito cabeças de lista às regionais de outubro

Autor: Lusa/AO Online

O anúncio foi feito pelo presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, no final da reunião do secretariado regional do partido, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Vasco Cordeiro, recandidato à presidência do Governo Regional, lidera a lista pelo círculo de São Miguel, o maior do arquipélago, e ainda pelo círculo de compensação.

O médico Dionísio Faria e Maia, a professora universitária Susana Goulart Costa e o engenheiro agrónomo João Botelho Rodrigues são os nomes que se seguem na lista do PS por São Miguel, figurando logo depois os atuais deputados André Bradford (vice-presidente do PS/Açores), Graça Silva, Francisco César, José Contente, Renata Botelho e Pedro Moura.

Na Terceira o cabeça de lista é, de novo, Sérgio Ávila, vice-presidente do executivo açoriano, surgindo em número dois o presidente da Câmara da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, que lidera também a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores.

Neste círculo, o segundo maior do arquipélago, a professora Fátima Rocha Ferreira e os deputados Francisco Coelho e Berto Messias, este líder parlamentar do PS na Assembleia Legislativa Regional, são os nomes que se seguem.

No Faial, Ana Luís, a atual presidente da Assembleia Legislativa Regional, ocupa novamente o primeiro lugar da lista socialista por esta ilha, o mesmo acontecendo no Pico, com o deputado Miguel Costa.

Em São Jorge também não há alterações no primeiro nome socialista por este círculo, mantendo-se o deputado André Rodrigues, situação igual na Graciosa, com o deputado José Ávila.

Nas ilhas do grupo ocidental, o PS repete as escolhas de há quatro anos para encabeçar os círculos do Corvo e das Flores, respetivamente Iasalde Nunes e Manuel Pereira, ambos deputados.

Em Santa Maria, a deputada Bárbara Chaves, que foi segunda na lista socialista em 2012, é agora a cabeça de lista.

Na apresentação dos candidatos, Vasco Cordeiro manifestou “agradecimento e reconhecimento” aos deputados que vão cessar funções na X Legislatura pelo “contributo, trabalho e dedicação que, numa conjuntura especialmente desafiante, todos emprestaram a este projeto do PS e também colocaram ao serviço dos Açores”.

O líder do PS/Açores salientou, ainda “a tranquilidade e o envolvimento de todo o partido” na elaboração das listas que decorreu no ‘timing’ e nos termos fixados pelo PS.

Sobre as listas, aprovadas por “unanimidade e aclamação” pelo secretariado regional, Vasco Cordeiro referiu que traduzem “a capacidade de renovação do PS e de abertura”, referindo que o partido “conseguiu chamar à participação um conjunto de personalidades especialmente qualificadas” da sociedade açoriana.

“As listas traduzem uma renovação que se aproxima dos 70%, nomeadamente 68%, a média de idades é de 39 anos”, adiantou o líder dos socialistas nos Açores, realçando, também, que o PS “é o primeiro partido a apresentar listas completas”.

Nos Açores, onde o PS governa há 20 anos, há nove círculos eleitorais, coincidentes com cada uma das ilhas, e um círculo regional de compensação.

Nas últimas eleições regionais, a 14 de outubro de 2012, o PS elegeu 31 dos 57 lugares na Assembleia Legislativa dos Açores, enquanto o PSD, o maior partido na oposição, conquistou 20 mandatos. O CDS tem três deputados no parlamento regional, enquanto BE, PCP e PPM conseguiram um mandato cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados