Açoriano Oriental
PS/Açores chumba proposta do PSD para construção de nova escola na Povoação
O secretário regional da Educação e Cultura dos Açores, Avelino Meneses, reiterou hoje que antes de 2020 "não será possível" construir uma nova escola secundária na vila da Povoação, ilha de São Miguel.
PS/Açores chumba proposta do PSD para construção de nova escola na Povoação

Autor: Lusa/AO Online

"Com os recursos disponíveis, não será fácil até 2020 albergar um semelhante projeto no âmbito das construções escolares, a cargo da Secretaria Regional da Educação e Cultura", insistiu o governante, na Assembleia Legislativa, na Horta, Faial, lembrando que os planos do Governo Regional "não contemplam", para já, este investimento.

O governante respondia, assim, à bancada do PSD, que apresentou uma proposta de resolução no parlamento a recomendar ao executivo regional que avance com a obra, por considerá-la "prioritária".

"Na atual escola, a falta de condições não encontra paralelo em qualquer outro estabelecimento de ensino dos Açores e o PS não quer que se avance com uma nova escola até 2020", lamentou o deputado social-democrata Joaquim Machado.

O parlamentar referiu que a construção de uma nova escola básica e secundária na Povoação corresponde a um "desejo antigo" da população, uma vez que as atuais instalações não garantem nem a segurança nem a qualidade que se exige atualmente.

O secretário da Educação salientou, porém, que não há dinheiro para tudo e que é preciso acudir a situações urgentes no setor, como a do bloco D da escola das Capelas, que vai ser encerrado, por "questões de segurança" e que vai obrigar o executivo a antecipar a obra prevista para aquele estabelecimento de ensino.

A intervenção de Avelino Meneses não se resumiu, no entanto, a justificar as razões para a não construção da nova Escola da Povoação, acusando o PSD de ser um partido de "biscates" que, no seu entender, rege a sua atividade pelo calendário eleitoral e, como tal, "é um descrédito" para a democracia.

"Esta falta de critério, mesmo de rumo, é um descrédito para a política, para toda ela, é um descrédito para os políticos, para todos eles. É por estas e por outras que entre o povo reina a desconfiança da política e o alheamento da política", apontou Avelino Meneses.

O deputado do PSD lamentou que o governante tenha reincidido nas "críticas avulsas, impróprias, injustas e intempestivas ao parlamento", declarando que já no passado o secretário utilizou referências menos próprias ao funcionamento do órgão máximo da autonomia regional.

"Esse seu tom doutoral e essa superioridade moral não o tornam mais sério, nem mais credível do que ninguém", retorquiu Joaquim Machado.

Críticas repetidas também por Paulo Estêvão, do PPM, que considera mesmo que Avelino Meneses revela uma postura semelhante à dos tempos do "Estado Novo" e, nessa medida, "não tem lugar neste parlamento".

A proposta do PSD acabou chumbada apenas pelos deputados da maioria socialista, apesar de ter o apoio dos restantes partidos com assento parlamentar (CDS, BE, PCP e PPM).

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados