Açoriano Oriental
Proteção civil alerta para chuva e trovoadas nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria
A proteção civil dos Açores alertou hoje para a manutenção das previsões de chuva e trovoada até às 12:00 de hoje nas ilhas de São Miguel e Santa Maria.
Proteção civil alerta para chuva e trovoadas nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria

Autor: Lusa/AO Online

Assim, para o grupo oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria), as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para precipitação e trovoada até às 12:00, pelo que as duas ilhas estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro.

Face a estas previsões, a Proteção Civil recorda que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados", pelo que, "em particular nas zonas mais vulneráveis", recomenda "a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações".

A proteção civil aconselha “a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento”.

Limpar os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas são outras das recomendações da proteção civil, que pede "uma condução defensiva", nomeadamente "reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados