Programa Erasmus+ deu 650 mil bolsas no primeiro ano

Programa Erasmus+ deu 650 mil bolsas no primeiro ano

 

Lusa/AO Online   Internacional   26 de Jan de 2016, 12:24

O programa Erasmus+ concedeu 650 mil bolsas de mobilidade desde que foi criado, há um ano, das quais quase 7.000 em Portugal, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.

No seu primeiro ano de existência, o programa concedeu 650 bolsas de mobilidade a estudantes, estagiários, professores, voluntários e outros jovens, tendo ainda, segundo um comunicado de imprensa, preparado o terreno para os primeiros empréstimos a estudantes para um curso completo de mestrado no estrangeiro.

Em Portugal, foram concedidas 6.957 bolsas no âmbito do programa Erasmus+, que tem por finalidade apoiar a modernização dos sistemas de educação, formação e juventude, melhorando simultaneamente as competências dos estudantes, as perspetivas de emprego e a sua participação ativa na sociedade.

Segundo a Comissão Europeia, o programa – com um orçamento de 2.000 milhões de euros neste primeiro ano, “já proporcionou a mais de um milhão de pessoas a oportunidade de participar em 18.000 projetos financiados”.

O programa, que vigorará até 2020, está dotado de uma verba de 14.700 milhões de euros e deverá proporcionar a mais de quatro milhões de europeus oportunidades de estudar, realizar formação, adquirir experiência de trabalho e fazer voluntariado no estrangeiro.

Pela primeira vez, o programa oferece igualmente financiamento específico para ações no domínio do desporto, no intuito de desenvolver a sua dimensão europeia e combater as suas grandes ameaças a nível internacional, tais como a viciação de resultados e a dopagem.

“O número impressionante de participantes prova quão importante é o contributo do programa para a melhoria das perspetivas de emprego dos jovens, ajudando-os a adquirir novas competências e experiências e apoiando a modernização dos sistemas de educação, de formação e de juventude”, disse o comissário europeu para Educação, Tibor Navracsics.

 

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.