Açoriano Oriental
Primeiro-ministro recebe líder do PS às 18h00
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, recebe hoje às 18h00 o líder do PS, António José Seguro, disse à Lusa fonte do gabinete do chefe do executivo
Primeiro-ministro recebe líder do PS às 18h00

Autor: Lusa/AO online

No final do encontro, que vai decorrer em São Bento e cuja agenda não foi divulgada, não serão prestadas declarações à comunicação social, segundo a mesma fonte.

Está atualmente a decorrer a quinta revisão do programa de assistência a Portugal, que foi iniciada pela ‘troika’ (constituída por representantes da Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) na terça-feira, sendo habitual que o primeiro-ministro se reúna com o líder da oposição nestes períodos.

Na quarta-feira, Pedro Passos Coelho alertou para os "desafios orçamentais” que o país vai ter de saber superar depois desta avaliação e admitiu que "nem tudo aconteceu exatamente como esperado".

Na sua última intervenção pública, no passado domingo, o secretário-geral do PS, António José Seguro, desafiou o primeiro-ministro a revelar quais as medidas que vai tomar para cumprir a meta do défice de 4,5 por cento em 2012 e a explicar o que falhou.

Um desvio nas receitas fiscais levou já o Governo a admitir que não será possível cumprir a meta orçamental prevista para este ano (4,5 por cento do PIB).

A equipa da 'troika' deverá debater com o Governo durante a quinta avaliação formas de resolver o problema: aumentando a meta para o défice ou aplicando medidas adicionais (a 'troika' rejeita o recurso a receitas extraordinárias).

Este processo de revisão é trimestral e está previsto no programa de assistência económica e financeira, através do qual a ‘troika' disponibilizou 78 mil milhões de euros para Portugal.

Em todas as quatro revisões anteriores, a equipa da ‘troika' manifestou-se satisfeita com os progressos feitos por Portugal na aplicação do programa.

Desde que Seguro assumiu a liderança do PS, em julho do ano passado, foram públicos seis encontros seus a sós com Passos Coelho, todos na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, Lisboa: nos dias 26 de setembro, 11 de outubro, 21 de dezembro de 2011 e, já este ano, a 27 de janeiro, 14 de fevereiro e 18 de maio.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados