Presidente do Governo dos Açores destaca aumento de cirurgias na região em 2013

Presidente do Governo dos Açores destaca aumento de cirurgias na região em 2013

 

Lusa/AO online   Regional   21 de Ago de 2014, 13:35

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, realçou hoje o "aumento de produtividade" registado nos três hospitais dos Açores em 2013 e deu como exemplo o aumento do número de consultas e de cirurgias

O chefe do executivo regional, que falava na cerimónia de inauguração das obras de ampliação do hospital da Horta, ilha do Faial, adiantou que estes números resultam da implementação do plano de reestruturação do Serviço Regional de Saúde (SRS).

"De 2012 para 2013, o número de consultas nos três hospitais da região registou um aumento de cerca de 13%. Se considerarmos os últimos cinco anos, o aumento foi de cerca de 36%", destacou Vasco Cordeiro, adiantando que o número de cirurgias realizadas "registou também um crescimento significativo de quase 20%".

No seu entender, estes dados "são muito mais do que meras estatísticas" porque representam também o "esforço" e a "dedicação de milhares de profissionais" de saúde.

Mesmo assim, para Vasco Cordeiro, é também necessário introduzir "ações que conduzam a uma maior cultura de eficiência e humanismo" nas unidades de saúde da região, para que os utentes "sintam que a relação humana faz parte integrante dos cuidados de saúde".

As obras de ampliação do hospital da Horta, que custaram 14 milhões de euros, permitiram melhorar os serviços de obstetrícia, ginecologia, pediatria e fisiatria, o bloco de partos, o serviço de sangue, parte das consultas externas, o serviço social e os serviços administrativos.

O presidente do Governo açoriano anunciou, entretanto, que no segundo semestre do próximo ano irá arrancar a segunda fase da obra, que inclui a construção de uma nova Unidade de Cuidados Intensivos, a ampliação dos Serviços de Urgência, do Serviço de Diálise e da Consulta Externa, assim como do Serviço de Medicina Hiperbárica.

Segundo revelou, no âmbito desta intervenção, está também prevista a transferência dos serviços do Centro de Saúde da Horta das atuais instalações para a nova ala a construir no hospital.

"Com esta transição, garantem-se melhores condições de funcionamento e uma interação efetiva entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares, com grandes vantagens para os utentes e para um processo contínuo de melhoria das condições de prestação de cuidados de saúde", destacou.

Vasco Cordeiro mostrou-se também empenhado em tentar resolver o problema da falta de especialistas no hospital da Horta e anunciou para setembro a contratação de dois novos ortopedistas.

Num debate em julho no parlamento dos Açores, provocado pela oposição por causa de continuarem a aumentar as listas de espera para cirurgia na região, o secretário regional da Saúde, Luís Cabral, já tinha apontado o crescimento do número de operações em 2013.

Segundo Luís Cabral, nesse ano, foram feitas cerca de 18.700 operações, quando em 2012 tinham sido 15.980 e depois de uma descida contínua desde 2009.

Luís Cabral atribuiu, por outro lado, o crescimento das listas de espera a uma melhor referenciação dos doentes por parte do Serviço Regional de Saúde (SRS).


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.