Porto de Velas, São Jorge, ampliado e com gare de passageiros dentro de dois anos

Porto de Velas, São Jorge, ampliado e com gare de passageiros dentro de dois anos

 

Lusa/AO Online   Regional   9 de Fev de 2015, 13:00

A empresa Portos dos Açores anunciou esta segunda-feira a adjudicação da empreitada de prolongamento do cais de Velas, ilha de São Jorge, que tem um prazo de execução de dois anos e prevê a construção de uma gare de passageiros.

 

A empreitada tem um valor de 17,8 milhões de euros e trata-se da "construção do prolongamento do molhe-cais do porto de Velas", segundo um comunicado hoje divulgado pela empresa pública regional Porto dos Açores.

"A empreitada de prolongamento do cais comercial atual e respetivo molhe de proteção, em mais 150 metros, inclui a construção de uma nova gare de passageiros, adjacente à rampa 'Ro-Ro' [para carga rodada], para navios 'ferry', e o reordenamento dos espaços envolventes", explica a empresa.

A mesma obra projetada para o porto de Velas prevê, ainda, "a edificação de um armazém destinado a oficinas e garagem dos equipamentos de movimentação das mercadorias e a instalação de redes técnicas (água, energia elétrica, combate a incêndios e combustíveis), no prolongamento do cais, a par da reabilitação/beneficiação das redes já existentes".

A Portos dos Açores anunciou, ainda, a adjudicação de mais duas empreitadas na ilha Terceira. Uma delas visa a "instalação da rede de incêndios do porto da Praia da Vitória” e a outra a “reparação do cais do porto da Praia da Vitória e pavimentação do acesso ao parque de combustíveis”.

O valor destas empreitadas são 782 mil e 349 mil euros, respetivamente, sendo o prazo de execução de seis meses nos dois casos.

A adjudicação destas três empreitadas, em São Jorge e na Terceira, concretizam as intervenções nos portos dos Açores que constam da Carta Regional de Obras Públicas 2013-2016 do Governo açoriano.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.