Açoriano Oriental
Porto de Ponta Delgada condicionado sob medidas preventivas
O capitão do Porto de Ponta Delgada afirmou que devido ao mau tempo foram tomadas "várias medidas preventivas" na infraestrutura na ilha de São Miguel, que vai, no entanto, manter-se aberta.
Porto de Ponta Delgada condicionado sob medidas preventivas

Autor: Lusa/AO online

O furacão 'Alex', que poderá provocar rajadas de 170 quilómetros/hora e ondas de 18 metros no grupo central dos Açores, está hoje a evoluir na direção do arquipélago.

"Mediante as condições meteorológicas previstas para a madrugada e manhã foram tomadas medidas preventivas. E a autoridade marítima vai estar de prevenção", disse o comandante Cruz Martins, em declarações à agência Lusa.

O porto de Ponta Delgada (no grupo oriental dos Açores) sofreu em dezembro vários danos, devido ao mau tempo, nomeadamente na cabeça do molhe.

O capitão do porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e de Vila do Porto, em Santa Maria, disse que "o porto continua aberto", mas, por precaução, para não ocorrer algum incidente com as cargas e descargas, nenhum navio comercial vai permanecer na infraestrutura.

Dois navios comerciais que estavam no porto vão ficar abrigados na costa norte de São Miguel, dado que é esperada ondulação forte, e a autoridade marítima tem recomendado aos proprietários para reforçarem a amarração.

Os contentores que estavam no cais do Porto de Ponta Delgada "foram retirados e guardados em zona segura para não caírem à água".

Também em Santa Maria, as autoridades e a comunidade piscatória tomaram medidas preventivas, tendo retirado para terra embarcações mais pequenas em Vila do Porto, acrescentou.

Cruz Martins alertou ainda a população para que evite aproximações à orla costeira e adote "todas as precauções".

A Atlânticoline, empresa pública de transporte marítimo de passageiros e viaturas, alertou na sua página da rede social facebook "para as condições meteorológicas previstas para sexta-feira", que "poderão implicar o cancelamento de viagens no Triângulo", nome dado ao conjunto das ilhas de São Jorge, Pico e Faial (no grupo central).

A empresa assegura que serão feitas "avaliações periódicas antes de cada viagem".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados