Açoriano Oriental
Pescadores com "quebra acentuada" de rendimentos
O presidente da Cooperativa Porto de Abrigo revelou esta quinta-feira que de janeiro a junho houve uma "quebra acentuada" no volume (-1.040.769 toneladas) e no valor do pescado (-4.745,652 euros) de primeira venda em lota nos Açores.

Autor: Lusa/AO online

“Estes dados são indicadores duma situação de continuidade no agravamento dos rendimentos dos pescadores desde 2008, conforme esta organização de produtores tem vindo a alertar, ao mesmo tempo que temos vindo a apresentar propostas concretas tendo como objetivo combater esta situação da calamidade”, refere Liberato Fernandes num comunicado hoje divulgado.

De acordo com Liberato Fernandes, o atual Governo Regional tomou posse “há mais de oito meses” e continua sem “tomar medidas adequadas” à dimensão de “calamidade social”, “ignorando a situação de sufoco” em que vive o setor.

“Todos os custos de exploração da atividade da pesca suportados pelos pescadores agravaram-se no último ano, o valor do preço médio por quilo desceu quase 6%. Para além da subida dos custos de exploração, foram introduzidos novos procedimentos administrativos que acarretam mais custos e mais trabalho para um setor que vive privado de direitos elementares”, conclui Liberato Fernandes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados