Açoriano Oriental
Saúde
Peritos apontam o dedo à empresarialização dos hospitais
Um grupo de peritos nomeado pelo Governo concluiu que a empresarialização dos hospitais “descentrou a atenção do essencial, o doente e a prestação dos cuidados de saúde”, e defende agora mais poder para os doentes nas administrações hospitalares.

Autor: Lusa / AO online
A posição é do Grupo Técnico para a Reforma da Organização Interna dos Hospitais, nomeado pelos ministérios da Saúde, Finanças e Administração Pública, que apresentaram uma proposta de uma nova matriz organizacional para os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo o relatório deste grupo, que se encontra em consulta pública até 15 de Setembro, e está disponível no site www.portaldasaude.pt, “a empresarialização dos hospitais, ao colocar maior ênfase na gestão empresarial, descentrou a atenção do essencial, o doente e a prestação dos cuidados de saúde”.

Esta situação, comprometeu “a adopção de estratégias de eficiência, capazes de responder simultaneamente à necessidade de melhorar desempenhos e conter custos, só exequíveis em contextos de excelência clínica”, lê-se no relatório.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados