Açoriano Oriental
Pelo menos cinco mortos na sequência de sismo seguido de tsunami nas Ilhas Salomão
Pelo menos cinco pessoas, incluindo uma criança, morreram esta quarta feira, na sequência do forte sismo de 8 na escala de Richter, seguido de tsunami, o qual destruiu várias aldeias nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, indicaram fontes médicas.
Pelo menos cinco mortos na sequência de sismo seguido de tsunami nas Ilhas Salomão

Autor: Lusa/AO online

“Registámos cinco mortos e três feridos: Entre os mortos havia uma criança do sexo masculino e quatro idosos, dos quais três mulheres e um homem”, indicou, à agência AFP, Chris Rogers, uma enfermeira que trabalha no hospital de Lata, em Santa Cruz.

O tremor de terra ocorreu às 12:12 locais (01:12 em Lisboa) ao largo de Santa Cruz, no sudeste das Ilhas Salomão, e o epicentro foi localizado a uma profundidade de cinco quilómetros.

Cerca de meia centena de casas foram destruídas parcial ou totalmente, em pelo menos três aldeias das Ilhas, e o aeroporto ficou inundando quando a onda de um metro atingiu a localidade de Lata, de acordo com dados oficiais provisórios citados pela agência Efe.

O abalo provocou tsunamis de pequena dimensão e levou à emissão de alertas para a zona do Pacífico Sul, os quais foram entretanto levantados.

Contudo, no Japão mantém-se o alerta amarelo de tsunami emitido perante a possibilidade de ocorrência de uma subida do nível do mar na ordem dos 50 centímetros junto à costa.

As Ilhas Salomão encontram-se localizadas sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, abalada anualmente por perto de 7.000 abalos, a maioria moderados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados