Obama já votou para as eleições presidenciais

Obama já votou para as eleições presidenciais

 

Lusa/AO online   Internacional   26 de Out de 2012, 12:31

O Presidente dos EUA, Barack Obama, votou na quinta-feira em Chicago, no Estado do Illinois, 12 dias antes da data oficial das eleições presidenciais e legislativas norte-americanas, mostraram as televisões com transmissões em direto.

O Presidente cessante e candidato à sua reeleição tornou-se assim, segundo a sua equipa de campanha, o primeiro dirigente dos EUA em exercício a aproveitar a possibilidade de votação antecipada, que é autorizada em vários Estados.

Esta possibilidade de antecipar a votação é um dos elementos em que a equipa de Obama aposta para procurar triunfar sobre a candidatura do rival republicano, Mitt Romney.

Chegado pouco depois das 16:00 (22:00 de Lisboa) num local de voto em Chicago, Obama apresentou um documento de identificação, antes de receber um boletim que utilizou depois numa máquina eletrónica.

Depois de ter votado, Obama incentivou os seus compatriotas a fazerem o mesmo.

Votar antecipadamente, destacou, “significa que não se tem de faltar ao trabalho ou organizar [o dia] para saber onde deixar as crianças para poder votar”.

As eleições norte-americanas decorrem na primeira terça-feira de novembro, e este dia não é feriado.

“Se alguma coisa acontecer no dia da eleição, vocês estarão disponíveis” por já terem votado, disse Obama, que insistiu: “Se houver mau tempo, vocês não terão problemas” para irem votar.

Obama não se cansou de elogiar a possibilidade do voto antecipado, dizendo “isto é mesmo prático”, antes de brincar com os presentes: “Não vos posso dizer em quem votei”.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.