Obama anuncia que vai desbloquear 100 milhões de dólares


 

Lusa / AO online   Internacional   14 de Jan de 2010, 16:57

O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou quinta-feira vai desbloquear de imediato uma ajuda de 100 milhões de dólares para o Haiti, depois do sismo de terça-feira que devastou a capital, Port-au-Prince.
Numa declaração aos jornalistas na Casa Branca, Obama explicou que este montante se destina a ajuda inicial para apoiar os esforços humanitários e que o pacote aumentará ao longo do ano para ajudar à reconstrução do país.

Segundo o presidente, a ajuda norte-americana já começou a chegar ao terreno, com água, medicamentos e equipas para busca e resgate de vítimas, mas o total do contingente só estará operacional mais tarde, devido ao estado em que se encontram as estradas, o aeroporto e as comunicações.

Aos haitianos, Obama deixou uma promessa: "Não os vamos abandonar".

O presidente lembrou os desastres naturais que os haitianos têm enfrentado e prometeu fazer tudo o que for possível, ao "nível da diplomacia e da ajuda humanitária" ou militar.

O presidente dos Estados Unidos disse ainda que neste momento o Haiti constitui "a prioridade número um dos principais membros da administração".

Washington já disponibilizou soldados, um corpo dos 'marines', um navio-hospital e um porta-aviões para ajuda ao Haiti.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.