Açoriano Oriental
Governo
Nuno Melo (CDS-PP) será o próximo ministro da Defesa Nacional

O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, vai ser o próximo ministro da Defesa Nacional no XXIV Governo Constitucional, liderado pelo social-democrata Luís Montenegro, foi hoje divulgado.

Nuno Melo (CDS-PP) será o próximo ministro da Defesa Nacional

Autor: Lusa /AO Online

A lista dos ministros que vão compor o XXIV Governo Constitucional foi divulgada pela Presidência da República, depois de o chefe de Estado ter recebido o primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, e ter aceitado a proposta.

O CDS-PP concorreu às últimas eleições legislativas em coligação com o PSD e o PPM, partidos que formaram a Aliança Democrática (AD).

João Nuno Lacerda Teixeira de Melo, 58 anos, integrou a lista pelo círculo eleitoral do Porto e foi eleito deputado, marcando o regresso do CDS-PP à Assembleia da República depois de em 2022 ter perdido a representação parlamentar.

Advogado de profissão e líder do CDS-PP há dois anos, Nuno Melo nasceu em Joane, Vila Nova de Famalicão (distrito de Braga).

O centrista representou o CDS-PP na Assembleia da República durante 10 anos, entre 1999 e 2009.

De 2009 e até este ano foi eurodeputado, integrando o grupo do Partido Popular Europeu, lugar que deixou para assumir o lugar de deputado à XVI Legislatura, que se iniciou na terça-feira, uma vez que os dois mandatos são incompatíveis.

Nuno Melo não é o primeiro centrista a ser ministro da Defesa Nacional. Desde 1974 tutelaram a pasta da Defesa um total de 29 ministros, entre eles, os históricos fundadores centristas Adelino Amaro da Costa e Diogo Freitas do Amaral ou o antigo presidente do CDS-PP Paulo Portas.

O Ministério da Defesa Nacional volta a ser tutelado por um homem depois de em 2022 o cargo ter sido ocupado pela académica Helena Carreiras no último Governo de António Costa (PS), primeira mulher a desempenhar estas funções.

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, e os ministros do XXIV Governo Constitucional tomam posse na terça-feira e os secretários de Estado dois dias depois, estando o debate do programa de Governo marcado para 11 e 12 de abril.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados