Açoriano Oriental
Movimento antitouradas alerta para "desrespeito" de direitos das crianças
O Movimento Cívico Abolicionista da Tauromaquia nos Açores (MCATA) alertou para "a grave situação de desrespeito pelos direitos das crianças que se vive repetidamente na ilha Terceira".
Movimento antitouradas alerta para "desrespeito" de direitos das crianças

Autor: Lusa/AO online

 

Em comunicado, o MCATA "congratula-se" com "o reconhecimento por parte do Comité dos Direitos das Crianças da ONU de que a tauromaquia é um espetáculo violento que coloca em risco a saúde física e mental das crianças que assistem ou participam nela" e critica o Governo Regional e as autarquias açorianas por financiarem eventos tauromáquicos.

"Todas estas situações têm sido repetidamente denunciadas pelo MCATA. Mas o Governo Regional e as autarquias, financiadores destes eventos, nunca tomaram as devidas medidas para proteger as crianças, naquilo que constitui um vergonhoso desrespeito pelos seus direitos", refere o movimento.

O MCATA considera "ilegais" dois eventos que decorrem na ilha Terceira, nas Sanjoaninas, festas concelhias de Angra do Heroísmo. Na "tourada para crianças" e na "espera de gado", referem, "participam crianças em contacto direto" com os touros e "são expostas a um evidente perigo físico".

"É ainda possível verificar em todas as touradas organizadas na ilha Terceira a presença ilegal de crianças menores de seis anos entre os espectadores, chegando-se ao cúmulo de, em algumas touradas, ser oferecida a entrada gratuita aos menores de dez anos", acrescenta o MCATA.

Esta semana, a Tertúlia Tauromáquica Terceirense (TTT), a mais antiga coletividade dinamizadora de espetáculos taurinos nos Açores, considerou “preconceituosa” e “parcial” a recomendação da ONU para limitar a participação de crianças em touradas.

Por outro lado, o BE/Açores anunciou que vai avançar com uma iniciativa no parlamento regional com o objetivo de proibir os apoios públicos às touradas na região.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados