Política

Modernização atrai jovens para a agricultura

Modernização atrai jovens para a agricultura

 

Lusa/AO online   Regional   17 de Nov de 2011, 17:00

O PS/Açores destacou o elevado número de jovens na actividade agrícola no arquipélago, defendendo que essa situação reflecte o esforço de investimento que tem sido feito na região ao nível da modernização do sector.
O deputado regional socialista, Duarte Moreira, que citava dados do recenseamento agrícola de 2009, salientou que o número de trabalhadores na agricultura com menos de 40 anos representa 27 por cento do total de activos neste sector nos Açores, frisando que é "duas vezes mais do que no continente e seis do que na Madeira”.

O deputado regional do PS/Açores falava durante uma visita às obras de construção de um novo sistema integrado de abastecimento de água a explorações agrícolas na zona central da ilha de S. Miguel, num investimento global de 2,4 milhões de euros que vai beneficiar cerca de três centenas de explorações agro-pecuárias e uma área de pastagem de 1.110 hectares.

Nas declarações que prestou, Duarte Moreira destacou, em particular, a dimensão dos empreendimentos públicos em ordenamento agrário (abastecimento de água, caminhos rurais, electrificação), sublinhando que serão investidos nesta área no próximo ano 28 milhões de euros, apesar das dificuldades financeiras.

O deputado regional socialista salientou ainda os apoios da Região e da União Europeia à diversificação agrícola, referindo que, devido a essas ajudas, “aumentaram os produtos regionais nas prateleiras dos supermercados”.

O empreendimento hoje visitado pelo Grupo Parlamentar do PS/Açores foi recentemente adjudicado pelo Instituto Regional de Ordenamento Agrário e envolve a construção de uma lagoa artificial e a implantação de uma rede de abastecimento de água com 150 ramais individuais.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.