Açoriano Oriental
Ministra e sindicatos da PSP reúnem-se para discutir o estatuto
A ministra da Administração Interna convocou para esta quinta-feira uma segunda ronda de reuniões com as estruturas sindicais da Policia de Segurança Pública, no âmbito do processo de alteração do estatuto profissional.
Ministra e sindicatos da PSP reúnem-se para discutir o estatuto

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo as estruturas sindicais da PSP, as reuniões prolongam-se até à primeira semana de junho.

Na opinião do presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Rodrigues, esta segunda ronda de reuniões com a ministra Anabela Rodrigues é “muito importante e decisiva”, tendo em conta que a tutela já analisou as propostas apresentadas pelos sindicatos e vai ficar a saber-se se as aceita ou não.

Por sua vez, o presidente do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL), Armando Ferreira, que foi convocado para uma reunião para a primeira semana de junho, manifestou-se preocupado com a calendarização do processo, uma vez que “está a ficar muito tarde para o atual Governo aprovar o estatuto”.

As reuniões acontecem depois do Ministério da Administração Interna ter apresentado, em março, a proposta de alteração ao estatuto, que gerou descontentamento entre os polícias, e os sindicatos terem apresentado propostas.

Os sindicatos querem que o novo estatuto mantenha o horário de 36 horas por semana, que a profissão seja considerada de desgaste rápido e que os polícias entrem para a pré aposentação aos 36 anos de serviço ou 55 de idade.

Os polícias querem também que se mantenham os 25 dias úteis e que os prémios de desempenho sejam retirados da proposta de estatuto do MAI.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados