Ministra do Mar quer aumentar movimento nos portos em 200% na próxima década

Ministra do Mar quer aumentar movimento nos portos em 200% na próxima década

 

Lusa/AO online   Economia   8 de Nov de 2016, 10:33

A ministra do Mar afirmou hoje que espera um aumento "da ordem dos 200%" na movimentação de cargas dos portos nacionais na próxima década, em linha com a subida de 180% que se registou entre 2006 e 2016.

 

Ana Paula Vitorino, que está a ser ouvida no parlamento no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), sublinhou que esta atividade é relevante para a economia nacional, não só em termos de exportações, mas também no que respeita à transferência de carga da rodovia para a via marítima.

A governante adiantou ainda que as intenções de investimento privado no setor do mar ultrapassam os dois mil milhões de euros e que já recebeu "manifestações de interesse" para o novo terminal de Lisboa e para os portos de Sines e de Leixões.

Também o porto de Setúbal vai ser preparado para receber navios maiores, através de uma intervenção no canal de acesso.

Ana Paula Vitorino adiantou ainda que o estudo para aumentar a competitividade da marinha mercante nacional está praticamente concluído, estando agora a serem finalizadas as "peças jurídicas para traduzir as propostas do grupo de trabalho" e que deverão "entrar em processo legislativos até ao fim do ano.

A pasta tutelada por Ana Paula Vitorino vai ter um aumento de 11,7% no Orçamento do Estado para 2017, numa despesa total consolidada de 89,3 milhões de euros (para um orçamento inicial de 91,1 milhões de euros deduzido dos montantes de reserva, cativações e transferências entre serviços.

O orçamento inicial em 2016 foi de 81,5 milhões de euros.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.