Açoriano Oriental
Mercado La Boquería em Barcelona é referência de qualidade mundial
O Mercado La Boquería, situado no centro das Ramblas de Barcelona, é um símbolo de sucesso entre os equipamentos deste tipo, recebendo mais de 45 mil visitas diárias, numa referência onde a tradição e o modernismo convivem harmoniosamente.

Autor: Lusa / AO online

A marca Boquería e a forma de gestão do mercado é um exemplo que está a ser seguido em muitos países. Nos últimos anos, o mercado participou numa série de intercâmbios internacionais com Londres, Turim e Budapeste.

O objetivo é dar a conhecer o mercado e abrir novas vias de distribuição para os produtos de proximidade e de qualidade.

No modelo de gestão catalão, a experiência dos promotores e vendedores é a peça chave. Cozinheiros, restauradores, amantes do bom comer e domésticas fazem habitualmente do mercado um ponto de encontro.

O Mercado La Boquería está em permanente atividade. Exemplo disso é o curso gastronómico ministrado por chefes de reconhecido prestígio que combinam os produtos originais locais, num evento dirigido a todo tipo de público e idades.

A comissão gestora do mercado criou o “Clube Boquería”, com um cartão recarregável, através do qual os clientes obtêm vantagens ao acumular pontos depois de efetuarem as suas compras. Periodicamente, organizam sorteios de produtos, cursos de cozinha e importantes prémios.

Pensando nos turistas, a organização conta com visitas guiadas e existem regras de exposição dos produtos, mesmo os perecíveis.

Edificado sobre o antigo convento de Sant Josep e queimado no ano 1835, o mercado possui na sua entrada principal o escudo da cidade de Barcelona, coroado com um morcego em homenagem a todos os que trabalham no equipamento, de dimensões muitos grandes.

Espalhado por mais de 6000m2 de superfície em 21 ruas, é possível encontrar mais de 270 postos de venda de todo o tipo de produtos, desde animais, plantas a frescos ou mercearia diversa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados