Açoriano Oriental
Marcelo felicita Juan Manuel Santos pela "merecida atribuição" do Nobel
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje, em seu nome pessoal e do povo português, uma mensagem de felicitações ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pela "merecida atribuição" do prémio Nobel da Paz.
Marcelo felicita Juan Manuel Santos pela "merecida atribuição" do Nobel

Autor: Lusa/AO online

 

Na carta dirigida a Juan Manuel Santos, divulgada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa considera que esta foi uma "merecida atribuição" do Nobel da Paz, "pela sua iniciativa e êxito no histórico acordo de paz alcançado na Colômbia, destinado a pôr termo a um conflito que durou mais de cinco décadas e que tanto sofrimento trouxe ao povo colombiano".

O Presidente da República manifesta a esperança de que o acordo de paz entre o Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), entretanto rejeitado em referendo, "se concretize o mais rapidamente possível".

Marcelo Rebelo de Sousa reafirma nesta carta que Portugal quer "trabalhar lado a lado com a Colômbia na fase, não menos importante, que é a da implementação da paz" e "contribuirá com meios humanos e financeiros, tanto para a força de estabilização como para o fundo fiduciário, criados para o efeito".

O chefe de Estado escreve que Portugal "partilha com a Colômbia laços fraternos, quer a nível bilateral, quer no seio da Comunidade Ibero-Americana" e diz aguardar com "grata expectativa" o próximo encontro com Juan Manuel Santos, por ocasião da Cimeira Ibero-Americana de Cartagena das Índias, na Colômbia, marcada para 28 e 29 deste mês.

O prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pelos seus esforços para pôr fim à guerra civil do país, que durou mais de 50 anos e matou pelo menos 220.000 colombianos, informou o Comité Nobel norueguês.

O prémio deve também ser visto "como um tributo ao povo colombiano, que apesar de grandes dificuldades e abusos, não perdeu a esperança de uma paz justa", assim como a todas as partes que contribuíram para o processo de paz, pode ler-se no comunicado do comité.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados