Lançado manual europeu de combate ao discurso de ódio online

Lançado manual europeu de combate ao discurso de ódio online

 

Lusa/Açoriano Oriental   Nacional   14 de Dez de 2016, 10:33

A versão portuguesa do manual europeu destinado a combater o discurso de ódio na internet é lançada na quinta-feira, em Lisboa, numa campanha criada pelo Conselho da Europa com o objetivo de formar os jovens para os direitos humanos.

O manual, cuja divulgação em Portugal é da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), vai ser apresentado na quinta-feira, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

A coordenadora em Portugal da campanha contra o discurso de ódio, Margarida Saco, avançou à agência Lusa que o manual é dirigido a professores, educadores, formadores e animadores juvenis, servindo de base para fazerem atividades de educação com os jovens sobre direitos humanos.

Segundo Margarido Saco, que é também do IPDJ, o manual procura formar jovens para lidar com discursos de ódio na internet e ajuda-os a estar online com respeito pelos direitos humanos.

A mesma responsável afirmou que o livro destinado a combater o discurso de ódio online através da educação para os direitos humanos já foi disponibilizado nas línguas inglesa, francesa, húngara, grega e russa, sendo agora lançada a versão portuguesa

Este manual insere-se numa campanha criada pelo Conselho da Europa contra o discurso de ódio e tem como objetivo “educar e sensibilizar os utilizadores da internet para os riscos e consequências associados ao discurso de ódio, demonstrando que a liberdade de expressão, um direito fundamental e inalienável, comporta deveres e responsabilidades”, referiu ainda.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.