Açoriano Oriental
25 Abril
Instituto do Desporto e Juventude com programa dedicado aos 50 anos

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assinalará os 50 anos do 25 de abril de 1974 com um programa dedicado, entre uma evocação no Estádio Nacional, uma exposição e a Mostra Nacional de Jovens Criadores.

Instituto do Desporto e Juventude com programa dedicado aos 50 anos

Autor: Lusa/AO Online

O Estádio Nacional, no Jamor, contará com uma instalação artística que pontua as ligações históricas daquele recinto à resistência antifascista, com destaque para a final da Taça de Portugal de 1969, entre Académica e Benfica.

O jogo decorreu em pleno momento de contestação estudantil ao regime, que não se fez representar na tribuna, e a partida não teve transmissão televisiva.

Esta evocação, de resto, junta-se ao quadro comemorativo dos 80 anos desde a inauguração do Estádio Nacional, assinalada durante todo o ano de 2024.

A exposição “50 anos a ser jovem: 30 de abril de 1974 – criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis” é outra das iniciativas, com inauguração marcada para 30 de abril no Caleidoscópio, em Lisboa, pontuando o Dia do Associativismo Jovem.

Esta mostra marca a criação daquele fundo de apoio e pretende destacar, nota o IPDJ em comunicado, o peso que teve “no envolvimento da juventude na construção da democracia em Portugal, particularmente no estímulo ao associativismo jovem e à participação juvenil”.

O programa do IPDJ ligado aos 50 anos do 25 de abril inclui ainda uma majoração na avaliação de candidaturas em 15 categorias, as artísticas, da Mostra Nacional de Jovens Criadores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados