Açoriano Oriental
Inaugurada a primeira fase da Biblioteca dos Antigos Alunos (vídeo)
Foi inaugurada ontem a primeira fase da "Biblioteca dos Antigos Alunos", no âmbito das comemorações dos 163 anos da fundação da atual Escola Secundária Antero de Quental, numa iniciativa da Associação dos Antigos Alunos daquela instituição.
Carregando o video...

Autor: Dianne Costa
Numa sessão intergeracional, em que participaram antigos e atuais alunos da ESAQ e que contou  ainda com as intervenções de Maria João Ruivo, coordenadora da “Biblioteca dos Antigos Alunos”; Victor Roque, coordenador da Biblioteca da ESAQ;  Madalena San-Bento, escritora e antiga aluna; Ruben Pacheco Correia, presidente da Associação de Estudantes;  José Andrade, presidente da “Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental” e de Iracema Cordeiro,  presidente do conselho executivo da ESAQ.

 

 “É o lançamento da primeira pedra para um projeto que evidencia um grande potencial de crescimento, porque a ideia é criarmos uma biblioteca com publicações da autoria de antigos alunos e que fique à disposição dos atuais e futuros alunos da ESAQ”, referiu, na altura, o presidente  da direção dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental (AAALAQ), José Andrade.

 

Para o presidente dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental, esta biblioteca servirá não só para valorizar o património material do Liceu mas também o seu património imaterial, “aquilo que ele representa enquanto marca identitária da própria história de Ponta Delgada e o contributo que os Antigos Alunos deram para a bibliografia açoriana”, salientou.

 

A presidente do conselho executivo da ESAQ, Iracema Cordeiro, acredita que cada vez mais é necessário fomentar a leitura entre os alunos , daí que veja esta iniciativa com “bons olhos”, salientando que “é uma iniciativa meritória porque é uma ponte entre o passado e o presente”. Para além de livros de antigos alunos, a “Biblioteca dos Antigos Alunos” já possui livros dos atuais alunos da ESAQ “que já se aventuraram na escrita”, revela Iracema Cordeiro.


Desde o dia de ontem que os livros estão à disposição para consulta e estudo por parte dos alunos daquela instituição. Os objetivos desta iniciativa incidem sobre a revalorização e importância do livro e da leitura, quer na  formação pessoal quer na formação académica. No final da sessão, José Andrade revelou os próximos projetos dos AAALAQ, para este ano letivo. Assim, no dia 24 de março, Dia Mundial  do Estudante, serão editados postais com imagens emblemáticas do Liceu, captadas pelo antigo aluno José Manuel Franco e em abril, aquando a evocação do nascimento do patrono da escola, Antero Quental,  decorrerá uma conferência a valorizar a sua  vida e obra. Em maio, realiza-se  o primeiro encontro nacional de antigos alunos da ESAQ, que decorrerá na Casa dos Açores, em Lisboa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados