Ilha do Corvo com todas as gruas avariadas

Ilha do Corvo com todas as gruas avariadas

 

Lusa/AO Online   Regional   19 de Jul de 2016, 07:50

As quatro gruas existentes no Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, estão avariadas, denunciou hoje o deputado do PPM, enquanto as entidades responsáveis asseguram que está em curso a resolução do problema.

“As quatro gruas que existem na ilha estão avariadas e agora o navio que faz a ligação entre as ilhas das Flores e Corvo precisa de desembarcar na terça-feira, mas não temos gruas disponíveis”, afirmou à agência Lusa Paulo Estêvão, o único deputado do PPM no parlamento dos Açores e residente no Corvo.

Segundo o deputado, as duas gruas da empresa pública Portos dos Açores estavam avariadas “há já algum tempo”, também a grua fixa da empresa pública Lotaçor, que era utilizada pelos pescadores, avariou e a única que funcionava, propriedade de uma empresa privada, ficou agora também estragada.

“O Governo Regional deixou chegar a essa incrível situação e nível de desleixo uma ilha periférica, com ligações tão difíceis”, referiu o deputado do PPM, acrescentando que não só será mais difícil agora o desembarque de bens, como os próprios pescadores “não poderão transportar os seus barcos para o mar e aproveitar o bom tempo para pescar”.

Para Paulo Estêvão, esta situação exige uma resolução rápida e o Governo Regional, do PS, “não pode dizer que é um azar, porque já havia gruas avariadas há muito tempo”.

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores fez saber que “a grua da Lotaçor já está operacional, ainda que a uma velocidade um pouco mais lenta do que o habitual”, situação que será corrigida na terça-feira.

O presidente da Portos dos Açores, Fernando Nascimento, acrescentou que houve uma “avaria nos hidráulicos da grua maior e, como não havia esse equipamento no país”, a empresa teve de o adquirir nos Estados Unidos”.

“Esse equipamento já está na ilha das Flores e os técnicos ainda esta semana vão deslocar-se ao Corvo para proceder à reparação da grua”, explicou Fernando Nascimento, referindo que “a grua mais pequena tem uma avaria que também ficará solucionada esta semana”.

Quanto à grua de uma empresa privada, Fernando Nascimento informou que “estará operacional na terça-feira para carregar e descarregar a mercadoria que vai chegar à ilha, situação que foi acautelada com esta empresa”.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.