Açoriano Oriental
IL/Açores quer aferição do nível de conhecimento dos alunos

O deputado e líder da IL/Açores disse que é necessário promover uma aferição do nível de conhecimento dos alunos desde o primeiro ciclo até ao abandono escolar na estratégia que o Governo está a desenhar para a década.

IL/Açores quer aferição do nível de conhecimento dos alunos

Autor: Lusa/AO Online

Nuno Barata referiu que a Iniciativa Liberal (IL) “acolhe com grande entusiasmo” uma estratégia para a educação a dez anos do Governo dos Açores, defendendo que esta deve “encerrar uma espécie de pacto de regime”.

“Sem uma melhor educação não se retira as pessoas da pobreza, por mais estratégias de combate à pobreza que se inventem”, frisou.

O dirigente falava aos jornalistas, em Ponta Delgada, após um encontro com a titular da pasta da Educação nos Açores, que iniciou, na segunda-feira, uma segunda ronda de negociações com os partidos representados na Assembleia Legislativa dos Açores, depois de ter recebido propostas para integrar na estratégia.

“Esta é de facto a estratégia que vai retirar os açorianos da pobreza”, declarou Nuno Barata, que destacou a necessidade de promover uma “aferição do nível de conhecimento dos alunos desde o primeiro ciclo até ao abandono escolar”.

O deputado ressalvou que “não há dados estatísticos sobre os resultados da educação nos Açores para além do que consta no Pordata, que não pode servir como referência”, mas sim os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores.

Nuno Barata defendeu a necessidade de realizar obras no parque escolar dos Açores, porque “há escolas num estado muito degradado”, a par da “desburocratização do trabalho do professor”, bem como um reforço a autonomia das escolas.

O documento base de que partiu a discussão incluía cinco eixos, para os quais o executivo açoriano pediu contributos das forças políticas: capacitação de alunos, elevação da condição docente, qualificação dos assistentes e técnicos da ação educativa, envolvimento da comunidade educativa e autonomia das unidades orgânicas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados