Guterres à frente na primeira votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Guterres à frente na primeira votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas

 

Lusa/AO Online   Internacional   21 de Jul de 2016, 17:25

O ex-primeiro-ministro português António Guterres ficou à frente numa primeira votação secreta ocorrida hoje entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para eleger o próximo secretário-geral da organização, disseram fontes diplomáticas à AFP.

 

O ex-Presidente esloveno Danilo Turk ficou em segundo lugar na votação que os representantes das 15 nações fizeram hoje para escolher o sucessor de Ban Ki-Moon, segundo as mesmas fontes.

Neste momento, existem 12 candidatos ao cargo, metade dos quais mulheres.

Além de Guterres, que liderou a agência da ONU para os refugiados, inclui-se a ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Susana Malcorra, a antiga chefe do governo neozelandês e dirigente do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Helen Clark, e a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros búlgara e diretora da UNESCO, Irina Bokova.

O candidato português defendeu que o próximo secretário-geral da ONU tem de ser "sólido", um "símbolo de unidade" e que "precisa saber combater, e derrotar, o populismo político, o racismo e a xenofobia".

A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o outono.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.