Guerreiros do Carnaval invadem Avenida de Ponta Delgada

Guerreiros do Carnaval invadem Avenida de Ponta Delgada

 

Rui Jorge Cabral   Regional   17 de Fev de 2015, 15:54

A tradicional Batalha das Limas levou esta tarde centenas de pessoas à Avenida Infante D. Henrique, numa tradição do Carnaval de Ponta Delgada, onde a água é a única munição admitida e a diversão a regra do combate.

Presentes estiveram seis equipas em camiões de várias zonas de Ponta Delgada e arredores que foram, como habitualmente, os 'reis' da festa, à qual não faltou sequer o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro.

Esta tradição que entrou no Século XXI quase a morrer ganhou um novo fôlego nos últimos anos, quando a Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu apoiar a sua realização, atualmente através da empresa Coliseu Micaelense, procurando tornar esta original 'batalha de água' também num cartaz turístico.

Há muito que as tradicionais 'limas' - pequenas formas de cera com água - deram lugar aos sacos e balões com água, bastante mais baratos e fáceis de preparar. Mas a animação, esta mantém-se numa batalha que, desde que o passeio da avenida 'alargou' com as Portas do Mar, passou também a atrair muitos curiosos que, resguardados dos arremessos, assistem de 'bancada' à Batalha das Limas.

O 'campo de batalha' está concentrado entre o edifício Solmar e as Portas da Cidade, zona em que se cruzam os camiões que chegam a estar três, lado a lado, com intensa batalha de água entre eles. Mas também no chão se faz a festa, com pequenos grupos organizados e muitos 'franco-atiradores' a desafiarem o poderio dos camiões.

Apesar dos gritos de guerra, das muitas provocações verbais e até da violência com que se atiram os sacos com água, o ambiente é de diversão e a velha máxima 'é Carnaval e ninguém leva a mal' é mesmo para valer. *

 

*Veja as fotos da Batalha das Limas e leia o depoimento de um 'guerreiro' a falar da experiência de batalhar num camião no jornal Açoriano Oriental de quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.